Pedagogia



Objetivo

Acreditamos na prática da inovação pedagógica por meio das artes, ciências e tecnologias, resultando em protagonistas da transformação do mundo em um lugar melhor.

Modelo do Curso

Por meio de discussões teóricas sobre o fazer pedagógico, projetos interdisciplinares, metodologias ativas e experiências práticas em contextos educacionais variados.

Resultado

Profissionais críticos, reflexivos e criativos para atuarem em espaços escolares e não escolares de maneira interdisciplinar, a partir de recursos metodológicos e tecnológicos.

Duração

8 semestres

Modalidade

Semipresencial

Formação

Licenciatura

Local

Câmpus II

Pedagogia (Licenciatura) – Currículo 2026/01

 

Descontos progressivos 2026/01

A mensalidade deste curso é calculada multiplicando a quantidade de créditos das unidades curriculares pelo valor do crédito, sendo aplicado um desconto progressivo conforme a quantidade de créditos escolhida.

Nº de Créditos Valor original da mensalidade sem desconto aplicado % Desconto Valor da mensalidade com desconto já aplicado (6 parcelas)
8 R$ 466,67 15% R$ 396,67
12 R$ 700,00 25% R$ 525,00
16 R$ 933,33 25% R$ 700,00
20 R$ 1.166,67 25% R$ 816,67

 

No período letivo de 2026/01, o valor do crédito é de R$ 350,00.

Verifique a quantidade de créditos de cada unidade curricular

CURSO DE PEDAGOGIA - LICENCIATURA
Currículo Atual - 2026/01 - Semipresencial

Duração: 3200 horas

Coordenação do curso

Profa. Dra. Lovani Volmer

pedagogia@feevale.br
(51) 3586.8800, ramal 6526

Perfil do egresso

Características da área

Ação-reflexão-ação: Capaz de avaliar e avaliar-se, exercitando a ação - reflexão – ação.

Análise técnica do ensino aprendizagem: Competente para análise técnica de situações que envolvem o ensino e a aprendizagem, considerando nos encaminhamentos e tomadas de decisão, as condições e implicações culturais, econômicas e sociais que impactam as mesmas, de forma dialógica.

Aprendizagem em espaços escolares e não escolares: Crítico e comprometido com seu papel na promoção da aprendizagem de sujeitos em espaços escolares e não-escolares, nas diversas modalidades do processo educativo.

Democratização do conhecimento: Investigativo e comprometido com a produção e democratização do conhecimento, para além dos muros escolares.

Docência nos anos inciais do Ensino Fundamental: Criativo e responsável para docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tanto para crianças quanto para aqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria.

Educação Infantil - educação integral: Capaz de atuar na Educação Infantil, em uma perspectiva indissociável de cuidado e educação, considerando e contribuindo para o desenvolvimento sociocultural, físico, psíquico e intelectual de crianças de 0 a 5 anos.

Educação para todos: Sensível às diferenças, adotando a educação para todos e a pesquisa como princípios educativos.

Indissociabilidade entre cuidado e educação: Consciente da indissociabilidade entre cuidado e educação, contribuindo para o desenvolvimento sociocultural, físico, psíquico e intelectual de crianças de 0 a 5 anos.

Relações entre teoria e prática: Capaz de estabelecer relações entre teoria e prática.

Valorização dos grupos étnico-raciais: Comprometido com a valorização da história, da cultura e da identidade dos diferentes grupos étnicos-raciais.

Visão interdisciplinar, democrático e flexível: Democrático, flexível, com visão interdisciplinar, apto para participar da elaboração, do planejamento, da organização, implementação e avaliação do projeto pedagógico da escola, comprometido com o trabalho coletivo e com os movimentos sociais.

Características do mercado

Formação de nova consciência política: Conhecedor da realidade regional, nacional e internacional, capaz de contribuir para a formação de uma nova consciência política afinada com a sociedade globalizada.

Práticas pedagógicas inovadoras: Apropriado de conhecimentos da tecnologia para promover práticas pedagógicas inovadoras.

Um olhar para o mundo

Aprender a aprender: Capaz de aprender a aprender.

Direitos Humanos: Consciência crítica e conhecimento dos direitos humanos que asseguram o direito à igualdade de condições de vida.

Educação para e na cidadania: Conhecedor da escola como organização complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania, competente para a resolução de conflitos individuais e coletivos.

Ético e comprometido com sociedade.: Ético e comprometido com a construção de uma sociedade justa, equânime e igualitária, com sensibilidade afetiva e estética.

Formação permanente: Reflexivo e consciente da necessidade de formação e qualificação permanente, comprometido com o aprimoramento científico e profissional de forma sistemática e continuada.

Preservação do ambiente natural e antrópico: Crítico e responsável em relação à preservação do equilíbrio do ambiente natural e antrópico, como um valor inseparável do exercício da cidadania.

Visão crítica sobre a formação da sociedade: Visão crítica sobre a formação da sociedade brasileira, os processos históricos e as relações sociais.

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