Acreditamos em fazer a diferença na área da História e nos diferentes espaços de pesquisa histórica e de preservação da memória e do patrimônio, através da formação de profissionais competentes e inovadores.
Por meio da inserção em espaços de compartilhamento de saberes e práticas voltadas à atuação, tanto do profissional como do cidadão, possibilitando múltiplas experiências, sempre com professores altamente qualificados e em um ambiente de excelência, criativo e inovador.
Resultando na formação de um historiador que seja inovador e capaz de atuar de forma comprometida e competente, com um olhar diferenciado para a diversidade, a construção da cidadania e a preservação do patrimônio material e imaterial.
Duração: 3480 horas
Integralização curricular: mínimo de 08 e máximo de 16 semestres

Educação: Comprometido com a promoção do desenvolvimento humano e da aprendizagem de crianças, jovens e adultos em espaços escolares e não escolares.
Educação Patrimonial e Acervos: Organizado e capaz de planejar, coordenar, avaliar e/ou assessorar projetos de pesquisa e/ou ações de Educação Patrimonial que articulem os espaços de educação escolar e não-escolar a museus, fundações, arquivos, centros de cultura, secretarias públicas, órgãos de pesquisa, dentre outras instituições e projetos de preservação da memória; de incentivo à cultura, propondo e desenvolvendo pesquisa investigativa.
Pesquisa: Competente para o exercício do trabalho de historiador, em todas as suas dimensões, o que supõe o pleno domínio da natureza do conhecimento histórico e das práticas essenciais de sua produção e difusão.
Planejamento: Comprometido com as políticas públicas, capaz de atuar no planejamento, implementação e avaliação de programas, projetos e ações educacionais.
Processo ensino-aprendizagem: Mediador do processo ensino-aprendizagem, capaz de definir estratégias de ensino adequadas a cada uma das etapas e modalidades da Educação Básica, em uma abordagem interdisciplinar.
Inovação: Atualizado em relação aos recursos didáticos-pedagógicos e o uso de tecnologias de informação e comunicação e sua aplicação no processo de ensino e aprendizagem.
Ética: Ético, capaz de reconhecer e respeitar a diversidade sociocultural de forma comprometida com a consolidação de uma educação inclusiva.
Papel social da escola: Comprometido com o papel social da escola e os princípios democráticos da gestão escolar, a partir da atuação de forma coletiva e articulada com a comunidade, na elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico.